Com o início das férias escolares, famílias de todo o país começam a planejar suas viagens em busca de destinos que ofereçam diversão e descanso para todas as idades. Julho é tradicionalmente um mês de alta procura por viagens, especialmente para famílias com crianças em idade escolar. Conforme o mais recente levantamento realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) junto as suas operadoras associadas para identificar os locais mais procurados pelos viajantes durante este mês, os destinos mais procurados refletem uma grande diversidade.

 

Entre os nacionais em destaque, estão o litoral nordestino, com Maceió e Porto de Galinhas, além de Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

 

Já para quem busca uma experiência internacional, Orlando, Buenos Aires, Santiago e Roma seguem, por enquanto, liderando as preferências.

 

Os rankings de julho trazem destinos que foram destaque em 2023, segundo o Anuário Braztoa lançado este ano, como Maceió e Porto de Galinhas. Além disso, as Cataratas do Iguaçu, que estiveram em destaque entre as atrações, certamente contribuíram para Foz do Iguaçu estar em evidência para as férias de julho.

 

No âmbito internacional, a consolidação de destinos líderes em 2023 e que estão no topo das procuras para este mês de férias é ainda mais evidente. Orlando apareceu no topo do ranking do último ano, com Buenos Aires em segundo lugar e Roma em terceiro. A novidade foi o acréscimo de Santiago, principalmente devido à temporada de esqui e neve.

 

Embora o mês de julho esteja apenas começando, já é possível obter um termômetro dos destinos mais buscados, proporcionando uma boa ideia das tendências de viagem para as famílias que desejam aproveitar ao máximo as férias escolares. No entanto, ainda podem ocorrer mudanças nos destinos mais comprados até o final do período, especialmente por conta das aquisições de última hora. Para aqueles que ainda não planejaram suas viagens, recomenda-se procurar um agente de viagem e uma operadora o quanto antes, para que, com a ajuda de especialistas, possam encontrar uma viagem que atenda às expectativas da família, dentro dos planejamentos e orçamentos, evitando. assim. aventuras inesperadas e decisões apressadas.

 

"Ouvir as operadoras, que representam as principais marcas do turismo de lazer, proporciona um excelente panorama para o nosso mercado. A repetição de destinos que estiveram em destaque no Anuário Braztoa 2024 nas buscas para as férias de julho confirma a consistência das preferências dos viajantes brasileiros e ressalta o papel fundamental das operadoras em oferecer novas experiências em destinos consolidados. As praias do Nordeste e do Rio de Janeiro, a natureza exuberante das Cataratas do Iguaçu, os parques de Orlando, além da cultura e gastronomia dos destinos na América do Sul e Europa, são exemplos dessa oferta diversificada," comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

 

Marina também destacou a ausência de Gramado no ranking deste ano, um destino que costuma brilhar especialmente no inverno. "Apesar das cidades da Serra Gaúcha estarem operando normalmente sem que a área, atrativos e empreendimentos turísticos estejam afetados, a redução da malha aérea impacta a capacidade de acesso a essa região e o fluxo de turistas. Estamos monitorando de perto essa situação e buscando entender melhor os seus impactos a longo prazo. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos em apoiar a retomada das viagens para a Serra Gaúcha, reconhecendo o papel crucial do turismo na recuperação econômica não apenas da região, mas de todo o estado. Incentivar o turismo sustentável e responsável será fundamental para revitalizar a economia local e garantir que destinos como Gramado possam voltar a ocupar seu lugar de destaque," conclui.

 

Pin It