Culinária é marcada por ingredientes únicos e produzidos na própria região

Sobremesas Alentejanas Restaurante O Fialho Crédito Turismo do Alentejo

Sobremesas Alentejanas - Restaurante O Fialho. Foto: Turismo do Alentejo

 

A gastronomia do Alentejo é uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. Os pratos alentejanos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região. Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado, preparadas com ingredientes locais e a partir do conhecimento e tradição passados de geração em geração. Veja cinco comidas típicas para provar no Alentejo.

 

Migas

 

As migas são um prato típico da culinária alentejana, consumido especialmente no inverno por ser altamente calórico. Apesar de variadas versões, o pão caseiro e duro é o ingrediente principal deste prato que pode ser misturado com carne de porco, bacalhau etc. É possível experimentar as migas em praticamente todas as cidades do Alentejo.

 

Açorda de bacalhau

 

A açorda é um prato típico da região do Alentejo, que pode ser preparado de diversas formas. Sua base pode ser de vegetais, porco, frango, peixes etc. No entanto, a açorda de bacalhau é uma das preferidas e a mais comum de se encontrar nos restaurantes alentejanos. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, pão rústico e muitos temperos e condimentos, como o poejo e o coentro que adicionam uma camada extra de sabor a esta tradicional iguaria alentejana.

 

Porco preto

Porco preto crédito Turismo do Alentejo

Porco preto. Foto: Turismo do Alentejo

 

Sem dúvida, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. O porco preto do Alentejo é cozido lentamente, tem um sabor bem tenro e textura deliciosa. É uma carne muito saborosa e suculenta e quando harmonizada com um bom vinho tinto alentejano, torna-se uma refeição que você jamais se esquecerá.

 

Cozido de grão

 

Um prato muito tradicional e completo da culinária portuguesa. No Alentejo, ele é preparado com variados tipos de carne: cordeiro, borrego, porco e os tradicionais “enchidos” da região, além de vegetais e um toque de hortelã, que confere frescor e sabor singular. Em Vila Viçosa, o cozido de grão é tão tradicional que tem uma semana inteira dedicada à iguaria no mês de setembro, durante o festival gastronômico “Vila Viçosa à Mesa”.

 

Sericaia

Encharcada__sericaia_com_ameixa_dElvas__sonhos_de_natal_-_crédito_Turismo_do_Alentejo.jpg

Encharcada + sericaia com ameixa d´Elvas + sonhos de Natal. Foto: Turismo do Alentejo

 

Este doce português é típico da região do Alentejo e traz em seu sabor a tradicional doçaria conventual, feita com ovos, açúcar e canela, tudo em abundância. A sericaia é assada no forno e servida com ameixas locais. Embora não se saiba ao certo a sua origem, muitos acreditam que ele possa ter vindo da Índia. No entanto, foram as freiras dos conventos de Elvas e Vila Viçosa que aperfeiçoaram a técnica e transformaram o doce em uma verdadeira iguaria alentejana.

 

Pin It