JBA 2495

Salar de Uyuni. Foto: Jaime Bórquez

 

Texto e fotos Jaime Bórquez

 

Provavelmente é um dos destinos mais visitados da Bolívia e, podemos agregar, o mais especial. Chegar a Uyuni é toda uma aventura, mais ainda se embarca em La Paz num pequeno Bombardier turboélice para só 16 pessoas.

 

O aeroporto internacional de Uyuni foi inaugurado só em 2011. Até essa data a pista que existia era de 1944 e tinha sido construída pela quase mítica companhia Panagra, já desaparecida. Fica no meio do nada e da coisa nenhuma e é quase impossível não lembrar dos filmes de Indiana Jones ao descer aqui.

 

Uyuni

Uyuni. Foto: Jaime Bórquez

 

O povoado de Uyuni, segundo os próprios guias do lugar, não tem muito o que mostrar. Mas, quem é bom de olho e viagens saberá descobrir mais de algum ponto interessante de visitar, como podem ser a catedral, o mercado e o cemitério de trens. É um destino onde predominam os mochileiros de todas as partes do mundo, uma torre de Babel onde, ao que parece, os japoneses são a maioria.

 

JBA 1227

JBA 2758 JBA 2726

JBA 2480

JBA 2475

JBA 2687

Fotos: Jaime Bórquez

 

A noite de Uyuni tem lugares interessantes, mas não espere sofisticação alguma. São espaços rústicos, alguns bem trançados, onde há boa e gelada cerveja, destaque para a Huara e a Paceña, e drinques preparados a partir do destilado boliviano, o Singani.

 

JBA 2653

Foto: Jaime Bórquez

 

Chegar ao Salar de Uyuni é quase uma miragem. E se for em temporada de chuvas, no início do ano, a visão é ainda mais impressionante. A paisagem se torna dupla, refletida nas águas que viram um verdadeiro espelho. Pode-se pensar que é um passeio monótono, só sal, água e grandes extensões que se perdem no horizonte, mas ver passar o dia e entrar noite adentro neste lugar, é simplesmente imperdível. Por isto, não faça o programa de meio dia, vai se perder o espetáculo que é o entardecer e a chegada da noite. Este é um “mar interior” que, milhares de anos atrás, teve vida. Hoje há fósseis marinhos que são prova disso. Imagine, mar a 4.300 metros acima do nível do mar, isso nos fala das gigantescas mdanças que tem tido nosso planeta. Formações calcárias e cactos gigantes são parte dessa paisagem mágica. Há passeios que oferecem almoço no meio do salar, não deixe de ter essa experiência.

 

Salar de Uyuni

Foto: Jaime Bórquez

 

 

Pin It