Na segunda-feira, 19 de setembro, no hotel Rosewood São Paulo, a Atout France, agência oficial de desenvolvimento turístico da França, realizou o evento de abertura da 2ª Edição do France Excellence América Latina, que neste ano tem como tema: “Le Goût de la Création”, “O Gosto da Criação”, em tradução livre.

 

O evento tem três dias de encontros de negócios, os quais tiveram início no dia 20 de setembro e irá até o dia 22, estão previstas cerca de 1.500 reuniões. No ano passado, o número de agentes e operadores de viagens foi de cerca de 100 participantes. Para a edição desse ano, o workshop já supera a marca de 230 buyers inscritos.

 

A diretora da Atout France para a América Latina, Caroline Putnoki, abriu o evento destacando que o France Excellence é um evento que nasceu pela convenção do luxo baseado na cultura, na história e no patrimônio, assim como no “savoir-faire francês”, considerado um luxo. No evento, estiveram presentes a Embaixadora da França no Brasil, Sra. Brigitte Collet, o Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Yves Teyssier d’Orfeuil, o Diretor Geral da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel, Sr. Patrick Branco Ruivo, os Chefs Laurent Suaudeau e Jerôme Lacressonnière, Diretor do Ducasse Conseil, o Diretor Geral da Air France para a América do Sul, Manuel Flahault, a CEO do Comité Colbert, Sra. Bénédicte Épinay, o proprietário do hotel The Brando, Sr. Richard Bailey (ao vivo do Tahiti), a Vice-Presidente de Desenvolvimento Ambiental do Grupo LVMH-Moët Henessy Louis Vuitton, Sra. Hélène Valade, o Diretor de Projetos e Desenvolvimento Sustentável do Le Meurice, hotel Palácio localizado no centro de Paris, que faz parte do grupo Dorchester Collection, Sr. Fabien Coubard, o Presidente da MCF Consultoria, Sr. Carlos Ferreirinha, o Crítico Gastronômico do Les Échos, Sr. Laurent Guez (ao vivo de Paris), o Historiador do Instituto Europeu de História e Cultura da Alimentação, Sr. Loïc Bienassis (ao vivo de Tours), além de agentes de viagens, jornalistas e influencers convidados.

 

No evento de abertura do France Excellence houve mesas redondas com os seguintes temas: “O paladar francês e a cultura da refeição gastronômica”, no qual o historiador Loïc Benassis deu uma verdadeira aula sobre a evolução gastronômica francesa até os dias de hoje; “Le goût de la création ou la création du goût?”, no qual os chefs Laurent Suaudeau e Jérome Lacressonière debateram sobre a utilização dos alimentos locais para a criação de pratos autênticos, sob a mediação do jornalista gastronômico Josimar Melo; “Criação e sustentabilidade no luxo”, com as participações de Richard Bailey ao direto do Tahiti e Hélène Valade, com Carlos Ferreirinha como moderador.

 

Por fim, Bénèdicte Épinay comentou sobre “Os novos desafios do luxo francês”.

 

Pin It