Aeroporto Internacional Tom Jobim reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a importância da conscientização ambiental

 

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o RIOgaleão reforça seu compromisso com a sustentabilidade com uma série de ações voltadas à sensibilização para as temáticas ambientais. Uma delas é a realização de encontros com estudantes de escolas municipais da região, com o intuito de transformar a sua relação com o meio em que vivem. O aeroporto também organiza uma visita de crianças e adolescentes ao sítio aeroportuário, a ser realizada no dia 21 de junho.

 

As atividades para o período contam com a participação dos programas do RIOgaleão, Asas da Cidadania e Conexão Escola Itinerante que, promovem um bate-papo sobre a importância da preservação do meio ambiente e a mitigação de ameaças externas ao sítio aeroportuário, entre eles: soltura de pipas e balões, assim como o uso indiscriminado de drones e lasers. Além disso, o RIOgaleão pretende abordar sobre a destinação adequada de resíduos sólidos e o programa de Gerenciamento do Risco da Fauna, que visa reduzir os riscos de colisões de fauna com aeronaves.

 

O Mês do Meio Ambiente do RIOgaleão também será marcado pelo lançamento de vídeos que narram o passo a passo do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do aeroporto que, até o momento, já destinou mais de oito mil toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores da região.

 

Aeroporto sustentável

 

O RIOgaleão tem desenvolvido diversas iniciativas sustentáveis desde o início da concessão, em 2014. Além do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo direcionar de forma adequada os diversos tipos de resíduos gerados no sítio aeroportuário, a concessionária também conta com o projeto Ciclo Orgânico que visa transformar o material orgânico coletado em adubo orgânico.

 

Consciência ambiental

 

Promover a consciência ambiental sempre esteve no radar do RIOgaleão que, há sete anos, desenvolve o Programa Conexão Escola nas comunidades próximas ao aeroporto. O objetivo é estimular que jovens e crianças sejam agentes transformadores, multiplicando conhecimentos desenvolvidos no programa sobre como cuidar do meio ambiente.

 

O Conexão Escola realiza ações socioambientais que contam com as orientações da equipe educacional da Espaço e Vida, a fim de educar a partir de práticas de sustentabilidade e cidadania por meio de exercícios pedagógicos e lúdicos. Dentre os temas propostos estão coleta e reciclagem de resíduos, importância de evitar o desperdício de água, reutilização de materiais e até produção de receitas culinárias. Ao todo, 372 alunos já foram beneficiados diretamente pelo projeto.

 

A conscientização ambiental também envolve a comunidade aeroportuária, que passa por treinamentos constantes sobre a importância de ações individuais em prol do meio ambiente. Desde o início da concessão até o momento, a equipe de Sustentabilidade realizou mais de 29 mil horas de capacitação.

 

 

Pin It